07/01/2021 às 19:22 Dicas

Dica simples para melhorar as tuas fotos

149
2min de leitura

Olhar para a Luz!

Mas não é olhar diretamente para a luz! Nada disso! É perigoso, bem sabemos!

É observar, analisar, ver o que nos rodeia para perceber que luz temos disponível! Simples como isso!

É que a fotografia é feita a partir da luz que chega ao sensor. Logo é fundamental saber com que luz contamos para fazer a foto que precisamos!

Desta forma vais conseguir tomar decisões em relação a como vais fotografar o teu objetivo para a imagem.

Olha aqui, por exemplo.

Eu queria tirar uma selfie na minha sala. Analisei a luz que tinha disponível e percebi que a luz que tinha vinha da janela da sala. Então fui para perto dela. Só que... da forma que tinha a câmera apontada para mim a luz da rua que chegava ao sensor da câmera era de tão forte que a imagem acabava por ficar sempre escura na minha cara... Uma vez que eu queria fazer uma selfie, o objetivo

principal da imagem é, claro, a minha cara! Por isso achei que esta imagem não estava boa. Tinha que alterar algo... Pensei que se não deixasse entrar no sensor a luz direta do exterior a imagem poderia melhorar.

Então virei-me para a janela! E pronto! A minha cara estava em grande destaque! Só tinha que fazer a minha melhor pose 😏😏😏😏! 

Mas imagina que queria mostrar onde estava, o que estava à minha volta... Nesta foto a luz que bate na minha cara é bem mais forte que a luz que chega ás paredes da sala (por estarem mais longe da janela), por isso o sensor dá prioridade à luz mais forte que

bate nele (neste caso a luz da minha cara) e tudo o resto parece preto... Então, qual a solução 🤔? É preciso equilibrar a luz que chega ao sensor!

Decidi então afastar-me um pouco da janela, para que a luz que bate na minha cara seja mais ou menos da mesma intensidade que a que bate nas paredes! Pronto, a imagem já mostra a minha cara bem iluminada e também a minha sala bem iluminada! Acho que esta imagem também ficou boa!

Como vês este pequeno exercício mental é muito simples e permite perceber porque é que a nossa imagem, ás vezes, não sai como desejavamos!

Podem ver-me neste vídeo a mostrar o raciocínio que fiz ao analisar a luz da minha sala!

Vou continuar a partilhar dicas como esta para vos ajudar a melhorar as fotografias que vocês fazem! Espero genuinamente ajudar-vos nisso!

07 Jan 2021

Dica simples para melhorar as tuas fotos

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

dicas melhorar as fotos

Quem viu também gostou de

20 de Jun de 2023

5 Coisas Que Não Sabe Sobre a Reportagem Fotográfica de Batizado

11 de Fev de 2020

Encontrar o (melhor) fotógrafo (certo)...

20 de Jun de 2023

Como te preparares para a tua sessão fotográfica

Olá! Podemos falar pelo WhatsApp!
Logo do Whatsapp